S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal). Quando um exercício de planejamento consegue definir metas com as características listadas anteriormente, há uma enorme chance de que grande parte da força de trabalho se sinta engajada. Tendo em vista que aquilo que deve ser buscado terá um dono e uma direção clara, um valor explícito, possível e com prazo definido, fica transparente qual o esforço necessário.
Entretanto, um desses componentes tem uma característica peculiar. "Atingível" é o atributo menos SMART do conceito, visto que é o único que possui um componente bastante pessoal. A Relevância também poderia se enquadrar nesse mesmo dilema, mas se for explicada por meio da ligação com o negócio, fica mais fácil entender. Já o aspecto "Atingível" esbarra no sonho de cada pessoa!
Os sonhos das pessoas impactam diretamente o planejamento de uma empresa, e cada pessoa tem seus próprios sonhos. Uns sonham mais alto e desejam grandes realizações e conquistas, enquanto outros sonham mais "com os pés no chão" e buscam estabilidade, tranquilidade. Dessa forma, o que é atingível para uma pessoa, pode não ser atingível para outra.
Entre um sonho e uma meta há algumas camadas a serem exploradas. Sonho é algo abstrato, mas a pessoa tem a noção do que ele é. Ele é a essência do que as pessoas querem, direcionando a definição de objetivos e, por consequência, de metas. Enquanto um sonho é algo que está no pensamento das pessoas, uma meta já faz parte do trabalho. O sonho voa longe, enquanto a meta tem prazo e custo definido. E não é incomum perceber que para se atingir um sonho é preciso atingir várias metas.
É muito difícil que todas as pessoas em uma organização tenham os mesmos sonhos. Talvez por isso, o "Atingível" do SMART tenha que se relacionar com um objetivo comum. É aqui que entra uma boa declaração de Visão e de Valores, pois elas traduzem os sonhos da organização! Dessa forma, fica menos pessoal o critério que define o que é atingível.
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários são moderados